Campo Grande/MS – O Brasil ficou na 44° colocação, entre 81 países, no volume 3 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, que avaliou a capacidade dos estudantes de produzir ideias originais e diversas.
Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (18/6), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Embora a colocação não tenha sido alta, 87,4% dos estudantes afirmam gostar de aprender novas coisas, uma porcentagem que é acima da média de 82,7% da OCDE. Um outro dado importante é que o Brasil também está acima da média no quesito Pedagogia encorajando o pensamento criativo: 70,8% dos estudantes afirmaram ter a chance de expressar suas ideias no ambiente escolar.
Singapura lidera o ranking com maior parcela de melhores desempenhos, com 57,8%, seguido pelo Canadá, com 45,9%, e Coreia, com 44,8%. O trio está acima da média de 33% indicado pela OCDE. O Brasil conta com apenas 10,3% dos alunos em destaque de desempenho e com 54,3% abaixo da linha da base de desempenho.
A pesquisa mostra o desempenho dos alunos no pensamento criativo em diferentes contextos e como eles variam entre e dentro dos países e economias. O desempenho por características dos alunos, incluindo o gênero e o estatuto socioeconômico, bem como as características da escola, também são examinados.
Metodologia
O Pisa é uma pesquisa trienal com estudantes de 15 anos que avalia até que ponto eles adquiriram conhecimentos e competências essenciais para a plena participação na vida social e econômica. Pela primeira vez, no volume III (Mentes Criativas, Escolas Criativas), o Pisa avaliou a capacidade dos estudantes de se envolverem no pensamento criativo, definido como a capacidade dos estudantes de produzir ideias originais e diversas, em 64 países e economias.
Os resultados também oferecem uma visão sobre quais são as ações dos líderes escolares e dos professores em relação ao pensamento criativo, e de que maneira as oportunidades para os alunos se envolverem no pensamento criativo variam entre as escolas e como esses fatores implicam nos resultados dos alunos.
Fonte: Metrópoles.
Foto: Reprodução.
Tags: educacao, internacional
O Jornal Eletrônico Tereré News é um projeto familiar que nasceu em Campo Grande/MS em agosto de 2007 e com empresa constituída até hoje no município.
Os custos continuam e nossa receita com publicidade não cobre as despesas.
Seu apoio ao nosso site pode fazer a diferença. Doe qualquer valor que achar necessário para que possamos continuar a noticiar aqui as notícias de nosso querido Estado de Mato Grosso do Sul com mais alegria e autoestima em alta.
Francisco Oliveira
Jornalista Responsável
Chave PIX – 386.830.752.49
Desenvolvido por Argo Soluções
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |