
Decisão é para tentar reduzir casos que são mais litigiosos; regra passa a valer em 21 de janeiro, por tempo indeterminado, e se aplica também a Somália, Rússia, Afeganistão, Irã e Iraque, entre outros
O governo norte-americano vai suspender os pedidos de vistos de 75 países, incluindo o Brasil, a partir de 21 de janeiro.
A medida afetará ainda países como Somália, Rússia, Irã, Afeganistão, Nigéria e Tailândia, permanecendo por tempo indeterminado.
A informação foi divulgada pela Fox News e compartilhada pela porta-voz da Casa Branca Karoline Leavitt no X.
Segundo a Fox News, que teve acesso a um memorado do Departamento de Estado, a administração de Donald Trump (Partido Republicano) justifica a medida como um aumento do controle sobre solicitantes considerados propensos a se tornarem um “encargo público”.
O documento orienta os oficiais consulares a recusarem vistos com base na legislação existente. Isso se dará enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem para obtenção de visto.
A provisão de encargo público existe há décadas na legislação norte-americana, mas sua aplicação tem variado amplamente entre diferentes administrações. Durante o mandato de Trump, o governo tem ampliado as restrições para pessoas consideradas mais propensas a solicitar algum tipo de auxílio governamental.
Mín. 22° Máx. 34°