
Ossuna Braza utiliza uma harpa paraguaia cromática reduzida 36 cordas e 36 chaves de semitons. É harpista compositor e professor de arte de Jardim, Mato Grosso do Sul. Apresenta seu trabalho autoral “Una Aza”, que simboliza a harpa como uma asa d’água que aflora da fronteira com diversas composições que abordam as tensões entre a magia bucólica e a violência rural através do som de sua harpa psicodélica com diversas influências como a polca rock, MPB e jazz brasileiro, valoriza cultura de MS tocando versões de Helena Meirelles, Geraldo Roca e Geraldo Espíndola com espontaneidade e energia.
. Ele afirma que encontreu a harpa pela primeira vez quando era criança em uma festividade em Campo Grande no rancho da cantora Ofélia, e de seu esposo Nédio, que seus pais eram amigos, depois disso escutou a harpa nos discos de Luis Bordon de seu pai. Reencontrou com a alegria da harpa comprando uma no meio da pandemia e começando a estudar num momento que já era músico profissional e enfrentava um momento complicado de Lockdown. E foi ali durante a faculdade de artes visuais na UFMS, durante a sobredita pandemia, que estudou o instrumento mais a fundo chegando a fazer dela o tema de seu TCC, em 2022. Depois de formado e me especializado em música, recomeçou a trilhar a carreira musical com o foco na performance com harpa e voz, com composições próprias e versões.
Conta ainda que a harpa está intimamente relacionada com símbolos da natureza e com os povos originários por toda América Latina, mas especialmente no Paraguai ela está relacionada com o elemento Água e com a cultura guarani, pois a harpa inclusive é chamada em guarani paraguaio de "Ysapu" que significa: som de água corrente. E dado essa relação com a água, o formato da harpa que se assemelha a uma asa e o legado de guerra da fronteira, imagino a harpa como "una aza" que transcende a fronteira, uma asa d'água que liga culturas, e aflora novos tempos de paz e amizade. Neste dia dos pais fica aqui mais um exemplo de que a influência la atrás do gosto musical de seu pai, foi determinante para sua cognição musical. E em nome do Pai de Ossuna Braza, exemplo de honradez e determinação; parabenizamos a todos. Afinal, muitos tem filhos mas nem todos são pais.
Ser pai é reconhecer a responsabilidade de ensinar até enraizar no coração, E nas ações e comportamentos de um filho. Ter confirmada e contemplada a arte da paternidade. Parabéns para alguns por consentir ser chamado Pai. Por enfrentar os desafios que adjacentes vem
com o privilégio de ter um filho. Que sejam fartos e fraternos todo o sentimento que norteia o coração paterno!
* Articulista
Mín. 19° Máx. 31°