
Há de se considerar que existe uma razoável produção sobre a História de Mato Grosso (Uno), entretanto nota-se que a cidade de Ladário ficou relegada ao esquecimento, neste quesito. Poucos estudiosos elegeram a cidade como cenário ou objeto de suas obras ou, ainda, como campo de indagação histórica. A maioria dos textos sobre a história do estado, ao abordar o município de Ladário, limita-se ao período de sua fundação em 1778, por conta da política geoestratégica de ocupação lusitana, e ao período de sua emancipação político-administrativa, em 1954.
Todavia, a cidade de Ladário apresenta um conjunto de valores que, automaticamente a torna para mim uma das maiores possibilidades de Patrimônio Turístico potencial, de nosso Estado. Certamente que a cidade desfruta de uma situação privilegiada onde se equilibram com o mesmo peso os aspectos naturais, históricos e culturais.
Inclusive ressalto que no dia 07 de setembro, para o desfile cívico-militar a interdição de ruas começará às 07h, na Avenida 14 de Março entre as Ruas Almirante Frontin, Riachuelo, Cunha e Couto, além das Ruas Dom Pedro II e Saldanha da Gama. Durante a semana toda, teremos eventos a começar por Jariston lima. O cantor gospel Jariston Lima vem mostrando cada vez mais força no cenário musical, o artista traz ao público a faixa “Acalma aí”, que chega nas plataformas digitais pela gravadora Hineni Records. O single conta com a produção musical do sul-mato-grossense Flávio Guedes. “Acalma aí” é uma composição do sul-mato-grossense Thales Belchior, que eu admiro pela homenagem que fez a Airo Barcellos. Por outro lado o atual prefeito teve 58,52% dos votos dados a todos os candidatos, Munir Sadeq Ramunieh; que ao lado da prestigiada Roberta Ramunieh, vereadora mais votada de Ladário, atuando como Secretária de Assistência Social do município, e Chico de Siqueira, na Fundação de Cultura, estão cuidando pessoalmente, da recuperação do brilho cultural da cidade.
Podemos ainda, encontrar como local de visitação a Praça Almirante Gastão Brasil, onde se encontra a máquina locomotiva que desbravou a região trazendo o minério do Urucum ao Porto de embarque, trazida pelos ingleses que faziam a exploração no início do século. Também temos a estátua da Irmã Maria Regula Huber, nascida na Alemanha Ocidental em 1911 chegou em Ladário em 26/06 de 1942 a bordo do navio Fernandes Vieira e fundou a escola São Miguel trazendo um novo impulso ao conhecimento na cidade.
Outro ponto de visitação interessante é o mirante Pantaneiro inaugurado a 02 de setembro de 1993 próximo a barranca do Rio Paraguai e também está eternizado através de um busto, a homenagem ao maior escultor de todos os tempos da cidade de Ladário, João Lemos de Barcellos, frase essa dita pelo ex- prefeito José Assad, que lembrou que era ele que quando criança molhava a rua, com balde d‘água, antes de João Lemos vir caminhando com seu violão, para fazer serenata pelas ruas. Por derradeiro, de presente, neste aniversário da Pérola do Pantanal, resta-nos sonhar que ela não se solte dos trilhos do desenvolvimento e possa fomentar de forma equânime: o turismo, o trânsito, na pessoa da estimada Rosalina Damiana; a educação, o esporte e cultura para que o futuro possa resplandecer glorioso, doravante. O vereador Jonil, um dos descendentes, participa desta legislatura e estará auxiliando neste trabalho de soerguimento. A pessoa que agradeço pela indicação ao título de Cidadão Ladarense a receber em setembro de 2025.
Mín. 22° Máx. 34°