Saturday, 13 de June de 2026
18°C 26°C
Campo Grande, MS

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Ministério apoia a eliminação total do uso da liga

07/11/2025 às 19h46
Por: Redação Tereré News Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde reafirmou na 6ª Conferência das Partes da Convenção de Minamata (COP 6) o compromisso do país de reduzir gradualmente o uso de amálgamas dentário contendo mercúrio. A pasta manifestou ainda que apoia a eliminação total do uso da liga.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está em condições de apoiar a eliminação do uso de amálgama dentário, mas defendeu uma transição “gradual e segura”, de modo a não comprometer o acesso da população aos tratamentos odontológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O posicionamento brasileiro destaca a saúde pública, a proteção ambiental e o cumprimento das metas da Convenção de Minamata, que visa reduzir os impactos do mercúrio na saúde humana e no meio ambiente. Além de incentivar práticas restauradoras baseadas no princípio da mínima intervenção”, explica o coordenador-geral de Saúde Bucal do ministério, Edson Hilan.

Segundo o ministério, desde 2017 o Brasil utiliza exclusivamente amálgama encapsulado, que garante o manuseio seguro e minimizando à exposição ocupacional e ambiental ao mercúrio.

Entre 2019 e 2024, o uso de amálgama no Brasil caiu de cerca de 5% para 2% de todos os procedimentos odontológicos restauradores, resultado da substituição por materiais alternativos, como resinas compostas e ionômero de vidro.

Campo Grande, MS
19°
Chuva

Mín. 18° Máx. 26°

19° Sensação
1.25km/h Vento
90% Umidade
100% (5.79mm) Chance de chuva
07h11 Nascer do sol
18h05 Pôr do sol
Sun 27° 18°
Mon 25° 17°
Tue 27° 17°
Wed 28° 18°
Thu 28° 18°
Atualizado às 02h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,06 +0,06%
Euro
R$ 5,85 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 341,061,66 +0,09%
Ibovespa
171,132,66 pts -0.21%
Publicidade