
Um tornado provocou grande destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na noite desta sexta-feira (7). O Governo do Estado confirma, até o momento, seis mortes em decorrência do fenômeno que atingiu a região entre sexta (7) e sábado (8). Das vítimas, cinco são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava.
Em Rio Bonito do Iguaçu, morreram três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos. Há ainda uma pessoa desaparecida e as informações sobre desalojados e desabrigados seguem sendo atualizadas.
Hospitais de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel foram mobilizados para o atendimento às vítimas, com foco especial em Rio Bonito do Iguaçu. Até o momento, 437 pessoas já receberam atendimento médico. Segundo o governo estadual, todas as vítimas localizadas em áreas visíveis foram socorridas.
O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) enviou insumos e medicamentos para reforçar o atendimento hospitalar na região, incluindo 1.000 unidades de soro 500 ml e 1.000 unidades de ringer. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também despachou cerca de 10 mil unidades de 17 tipos de materiais, entre ataduras, seringas, compressas e agulhas, para auxiliar no atendimento emergencial.
O tornado derrubou postes de energia, destelhou imóveis e chegou a tombar veículos. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em diversos pontos da cidade, e moradores relatam queda no sinal de internet e dificuldade de comunicação.
A Defesa Civil enviou 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kits de higiene, 204 kits de limpeza, 150 kits dormitório e 54 bobinas de lona para atender a população afetada.
O órgão orienta que pessoas e instituições não enviem doações por conta própria neste momento, já que o foco está no primeiro atendimento emergencial. A Defesa Civil informou que, em parceria com a prefeitura, divulgará pelos canais oficiais as principais necessidades e os locais de recebimento das doações.
Mín. 20° Máx. 30°