
Campo Grande/MS - Os agentes da Polícia Nacional da Espanha confiscaram 10 toneladas de cocaína de um cargueiro que navegava pelo Oceano Atlântico que zarpou de portos brasileiros com documentação que indicava apenas sal como mercadoria a bordo. As autoridades detiveram todos os 13 membros da tripulação.
A quantidade de droga superou os registros anteriores da corporação em operações marítimas. Policiais extraíram cerca de 300 fardos de cocaína que se misturavam às toneladas de sal armazenadas nos porões. O recorde antigo data de 1999, quando uma ação resultou na retirada de 7,5 toneladas de entorpecentes.
PAÍSES
Na semana anterior, o Grupo Especial de Operações alcançou o navio mercante que possuía a bandeira de Camarões. A falta de combustível impediu que a embarcação prosseguisse a viagem.
Os investigadores rastrearam a carga até uma organização criminosa que atua em diversos continentes. O grupo se dedica ao transporte de volumes expressivos de cocaína da América do Sul rumo aos mercados europeus. A Polícia Federal do Brasil forneceu informações que auxiliaram a operação.
A Agência Antidrogas norte-americana e a Agência Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido também contribuíram com.
Uma arma de fogo integrou o material apreendido pelos agentes. A corporação optou por não revelar a origem dos tripulantes capturados.
Mín. 20° Máx. 30°